Alimentação Infantil | As expectativas, o respeito pelo bebé e a nossa intuição.

Alimentação Infantil | As expectativas, o respeito pelo bebé e a nossa intuição.

Com muita pesquisa e algum esforço, consegui relevar muitas coisas inerentes a ter um bebé e mentalizei-me que a alimentação ia estar incluída no grupo das coisas que sempre, sempre, iria descomplicar.

No entanto, como imaginam, isso não significa que não tenha criado expectativas e que, em todo este processo de me tornar mãe, não tenha idealizado como seria a adaptação do meu pequeno aos sólidos.

Deram-me a conhecer o BLW ainda antes do César nascer e, honestamente, foi um conceito que me seduziu por primar pela ideia do respeito pelos ritmos do bebé.

Resumidamente, o  Baby Led Weaning consiste na oferta dos alimentos no seu estado sólido, permitindo ao bebé explorar as texturas, formas e sabores ao seu ritmo, integrando-se assim, também, nas rotinas alimentares da família. Passam-se ao lado as tradicionais sopas e as comidas passadas servindo tudo isto também para fomentar a independência e a criação de uma relação da criança com a comida desde cedo.

Como boa amamentadeira que sou, o início da alimentação complementar viria, apenas, a partir dos 6 meses e sem grandes dramas ou pressas sempre com o BLW no horizonte.

Acontece que me calhou na rifa um bebé que come bem, sem birras mas que não se interessa pela comida. Não pede do nosso prato, não gosta de pegar a comida com as mãos e põe tudo na boca menos aquele pedaço de pêra que lhe dei para lanchar.

Inicialmente, não dei grande importância, pensei que com o tempo fosse mudando. Mas não. Hoje, com 10 meses, pega uma ou outra coisa mas sem grande vontade e, eventualmente, rendi-me aos purés. Apesar de ir deixando a comida com cada vez mais textura para incentivá-lo a mastigar, ele continua a preferir a comida mais passada.

IMG_20170511_215657_853.jpg
A “comer” pão de espelta

Não fiz drama nenhum à volta disto porque, apesar de achar que o BLW é o mais apropriado para os bebés, cada bebé é um mundo e há que respeitar o seu ritmo. Se o meu filho ainda não sente grande atração pela comida ainda, chegará o dia em que isso acontecerá e não vou ser eu que vou alterar o curso normal das coisas. A minha intuição levou-me a introduzir a alimentação complementar tradicional porque não vejo sentido em obrigar o miúdo a seguir um padrão que eu defini que ia ser usado.

 

É recomendado que, aos 12 meses, a criança já possa comer tudo o que a família come e, para que isso aconteça, tinha duas hipóteses:

 

  • Ou insistia no BLW e esperava que aos 12 meses já comesse de tudo connosco.
  • Ou dava-lhe a experimentar novos sabores e esperava, na mesma, que aos 12 meses já coma tudo connosco.

 

Preferi a segunda opção, porque a minha intuição assim me disse para o fazer.

Cada mãe/pai/cuidador decidirá qual o melhor caminho para o seu bebé e para a sua família.

 

 

Por aí, como introduziram, ou pensam introduzir, a alimentação complementar dos vossos mini-me’s?

 

A*

4 thoughts on “Alimentação Infantil | As expectativas, o respeito pelo bebé e a nossa intuição.

  1. Como deves ter lido no meu blog, nós fizemos um misto de blw e purés. Acho que o ponto mais importante em que concordamos é mesmo o de perceber as necessidades do bebé e da família e agir de acordo em vez de meter na cabeça que vamos seguir este ou aquele método e depois andarmos todos infelizes e stressados.

    Liked by 1 person

    1. É isso mesmo! Eu não desisto de oferecer comida sólida e incentivar a comer sozinho mas ao vou fazer da hora da comida uma batalha! Parece que a maior parte dos miúdos aceita melhor comer sozinho do que dado à boca mas este menino é do contra :p

      Gostar

  2. Cada criança tem o seu ritmo e não vale a pena pressionar porque achamos que ela devia comer de outra forma. Com o tempo eles mudam. Eu tive muita sorte, o meu Rafael sempre foi um comilão e quando introduzi o BLW ele adorou e agora o difícil é comer alguma comida passada.

    Liked by 1 person

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s