Faladora Profissional | 5 Tipos de cliente que vais sempre atender – Edição Fofinhos.

Faladora Profissional | 5 Tipos de cliente que vais sempre atender – Edição Fofinhos.

Depois dos da Edição dos Vilões, chega a vez dos Fofinhos!

 

  • O Solidário – O Solidário, normalmente, tem alguém na família que faz o mesmo trabalho que tu ou simplesmente entende a hierarquia das empresas. Sabe que não tens botões mágicos e que a culpa dos males do mundo não é tua. Transmite-te tudo detalhadamente para que possas passar a quem de direito e reforça inúmeras vezes que lamenta que sejas tu a dar a cara pela incompetência de uma grande empresa. Faz até algumas brincadeiras e normalmente sai-se com uma destas: “Oh menina, enquanto estiver a falar comigo, não está a aturar outro maluco!”. Confere. O Solidário pode dar-te uma chamada longa e um pouco aborrecida mas é uma pessoa que entende o teu lugar e privilegia a tua posição e sabe a importância das duas partes se entenderem bem, pois são ambas vítimas da má qualidade da empresa.

 

  • O Educadíssimo – Este tipo de cliente, apesar da sua formalidade extrema, é uma pessoa que entende que a comunicação deve ser pautada pela clareza e pelas boas maneiras. Nunca dá a entender que és tu que não percebes, mas que é ele que não se explica correctamente. Pára imediatamente de falar quando, por algum motivo, interrompes para esclarecer alguma coisa. É um excelente ouvinte e agradece sempre a tua disponibilidade, quase sentindo-se mal por estar a ligar e a “chatear-te” com um problema que o próprio, apesar das várias tentativas, não conseguiu resolver. Vai sempre tratar-te com alguma distância, mas por cortesia, nunca por desdém.

 

  • O Descontra: O Descontra tem uma coisa que eu adoro: trata-me pelo nome. Nem senhora, nem menina, nem você, nem vocês. Entra em linha e diz: Olá, Andreia! Uma pessoa acessível, sempre simpática e que não deixa que o motivo da sua chamada ou a não resolução imediata do seu problema afete o seu bom humor. Diz várias vezes o teu nome enquanto fala contigo (uma coisa que te humaniza enquanto atendedor de chamadas), não tem medo de fazer perguntas e no fim a conversa flui com tanta facilidade que tens de ter cuidado para não começar a falar de coisas fora do âmbito do trabalho com este cliente, porque facilmente ele vai começar a conversar contigo e, inevitavelmente, haverá piadas e muita pena de desligar o telefone.

 

  • O Avô – Como referi na edição dos vilões, este tipo de cliente representa a maioria, por isso, também tem a versão fofinha. O Avô fofinho quer sempre saber se és menina ou senhora porque não quer faltar-te ao respeito. Assumidamente pouco sapiente no que diz respeito a tecnologias, pede-te encarecidamente que tenhas paciência porque ele não entende bem o assunto, mas está a dar o seu melhor. Aliás, costuma dizer que é graças a estas meninas do apoio ao cliente que vai aprendendo algumas coisas. Gosta de falar com a pessoa com quem falou a primeira vez apenas porque esta pessoa já o conhece e tratou muito bem dele mas não se importa de falar com outra pessoa. Fica muito feliz e agradece 1000 vezes quando lhe resolves a situação de imediato mas, se isso não acontecer, também não te culpa e resigna-se. Termina sempre com um grande agradecimento e tenta sempre ensinar-te alguma coisa, como por exemplo: que para ele, uma arroba sempre significou 15 kgs e não estas coisas dos e-mails.

 

  • O Amigo do Coração: Este é aquele cliente que liga SÓ para desejar boas festas, para elogiar o atendimento, o serviço ou reforçar em como tem muito gosto em ser cliente e que só fala bem da marca/empresa a todo o seu círculo de amigos e família. São raros, mas existem e são aquelas pessoas que fazem com que valha a pena. Costumam ser pessoas que apreciam o teu trabalho e, por isso, têm-no em grande consideração. Mesmo que não lhes tenhas conseguido ajudar, são aqueles que mandam um e-mail para agradecer o tratamento que deste ao pedido dele e como o teu empenho deve ser reconhecido pela tua entidade patronal. Era bom que houvesse mais assim!

 

Espero que tenham gostado das duas edições e fiquem atentos aos próximos posts!

 

A*

One thought on “Faladora Profissional | 5 Tipos de cliente que vais sempre atender – Edição Fofinhos.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s