Faladora Profissional | 5 Tipos de cliente que vais sempre atender – Edição Vilões.

Faladora Profissional | 5 Tipos de cliente que vais sempre atender – Edição Vilões.

Os 5 tipos de cliente – Edição Vilões que vais sempre atender, estejas onde estejas.

 

  • O Doutor: Sendo Portugal um país que tanto estima os títulos de cada um, não é de estranhar que estes sejam usados mesmo fora do seu contexto. O doutor é um cliente imprevisível, porque pode ser um doce de pessoa, um exemplo de educação e boas maneiras, ou um execrável de um maniento que acha que o título lhe dá o direito de pisar na hierarquia da empresa que está a contactar. Normalmente fala baixo (quem é experiente nesta área começa logo a suar com estes clientes que falam baixinho), é direto e, lá no meio do seu superior discurso, atira-te á cara que tens um trabalhinho de caca e que ganhas o mínimo dos mínimos porque não tens escolaridade suficiente. De salientar que, dentro deste grupo, o perigo maior é o advogado. A sério, fujam!

 

  • O Avô – O avô representa uma generosa fatia dos clientes portugueses, devido à população mais velha que impera neste cantinho à beira-mar plantado. O avô tem muitas faces mas, normalmente, apresenta-se como mais impaciente, não tão compreensivo e o que se passa mais depressa! Como a idade é um posto e como uma característica dos clientes portugueses é a fidelidade, o avô faz questão de te dizer 1000 vezes que já é cliente desta empresa muito antes de tu nasceres e que não admite ser tratado de tal forma. Fez questão de fazer com que toda a familia fosse também cliente e, por isso, merece um tratamento especial!  Refere várias vezes, durante o discurso, a sua idade e como não anda aqui para brincadeiras, por isso, toca a resolver o assunto e já, porque o avô é aquele cliente que acha que temos todos um botão mágico para resolver tudo imediatamente. Isto das tecnologias têm de servir para alguma coisa, não só para ir ao Facebook.

 

  • O Despacha: O Despacha entra em linha sem dizer bom dia nem boa tarde, tem uma urgência muito grande para resolver e quase sempre está a ficar sem saldo por isso pede logo que liguem para ele de volta. Tu ainda nem respiraste, nem te identificaste e já nem sabes por onde começar. O Despacha parece o coelho d’Alice no país das Maravilhas: não tem tempo, tem pressa e quer tudo resolvido na hora. Outro que acredita no botão mágico. Quer que lhe envies toda a informação por sms porque não tem vida para estar a perder tempo com conversinhas com”máquinas de ler scripts”. Quer ir do ponto A ao ponto B com o mínimo de esforço possíveis. É daqueles que diz OK desliga-te a chamada na cara se lhe disseres que não lhe podes enviar x informação por sms.

 

  • O Maior: Aquele que liga mas já está pronto para não ser ajudado porque, convenhamos, isto é só incompetentes. Tenta explicar-te o problema muuuuito bem explicadinho porque toda a gente sabe que são só burros que trabalham nos call centers, por isso há que detalhar tudo ao milímetro. Não te permite uma falha numa vírgula e, ai de ti ,que o deixes à espera. Acha que só não é ele a resolver tudo sozinho porque lhe faltam as nossas ferramentas, então, faz o frete de ligar para que as marionetas atrás do telefone, possam carregar em meia-dúzia de botões. Costuma ser irónico e dar aquelas gargalhadas nervosas de quem está a gozar contigo. Trata-te por “vocês” e diz, constantemente que não estás a perceber o que ele está a dizer, ainda que tenhas reformulado 1000 vezes o que ele disse. Muito cedo na conversa pede para falar com alguém “superior”, porque ele é o Maior e o soldado raso não tem capacidade para entendê-lo.

 

  • O Colega: Pois, espantem-se, o pior tipo de cliente é o Colega. Aquele que faz o mesmo trabalho que tu e passa a vida a dizer-to, de forma a humilhar-te. Aquele que te manda usar aplicação X ou Y para que vejas os dados dele, que também tem rasgos de superioridade, que te dá grandes discursos e te esfrega na cara que só está a ligar porque é protocolo. O Colega é tão mau, que consegue replicar todos os tipos de cliente acima e torná-los 100 vezes pior. Sádico, tem imenso prazer em fazer-te falhar todos os objetivos que tens de cumprir na chamada, e de te dizer que sabe que não pode ficar mais de x minutos à espera, que ele não é assim com os clientes dele. Não sabe o que é solidariedade e é o mais chato e insolente de todos.

 

Mas, porque nem tudo é mau, não percam a edição seguinte dos 5 Tipos de cliente – Os Fofinhos.

 

 

 

 

Nota: Todas estas características não passam de uma caricatura com fins humorísticos. De forma alguma, pretendo ofender quem quer que seja com estas descrições. Todos nós somos clientes e todos nós temos a nossa forma de ser e de agir perante situações que achemos injustas ou incorretas. Please, isto é só a brincar.

3 thoughts on “Faladora Profissional | 5 Tipos de cliente que vais sempre atender – Edição Vilões.

  1. O teu site ficou tão bonito 😮 Minimalista e elegante, muito bem.
    Tudo bem que escreveste a brincar, mas deixa lá que enumeraste umas quantas verdades. O avô ficou bem fiel xD

    Liked by 1 person

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s