Reciclagem | Materiais para Horta em Casa

Reciclagem | Materiais para Horta em Casa

Ando numa de tentar plantar e semear algumas coisas em casa.

Algumas das razões são:

  • Criar produtos orgânicos.
  • Poupar dinheiro.
  • Um maior contacto e laço com a Natureza.
  • Alargar os meus horizontes no que diz respeito a hobbies e capacidades.

 

Como qualquer outro súbito interesse que apareça, a tendência é gastar dinheiro adquirindo materiais e instrumentos para executar as tarefas pretendidas. Não só não estou diposta a fazê-lo, porque o objectivo é poupar e viver com menos , como também acho que está na hora de ter um papel mais ativo no que diz respeito à reciclagem e reaproveitamento das imensas coisas que deitamos fora, sem lhes dar uma segunda oportunidade.

(Ver AQUI como reutilizar sacos de plástico, dando asas à criatividade)

Como vivo num prédio de galerias, consigo facilmente arranjar um espacinho para colocar mãos à obra e ter sol e ar com fartura para criar as ainda não nascidas plantas.

 Então, para semear antes de fazer a muda para o vaso, há várias coisas que podemos reutilizar. Deixo aqui 3 ideias.

  • Frascos de vidro – Em vez de deitar os frascos das conservas fora, aqui têm um novo propósito para eles. Eu sou a maior fã de frascos de vidro e recuso-me a comprá-los.
  • Copos de plástico – Além de práticos para grandes convívios sem ter loiça para lavar, são ótimos para semear antes de mudar para um vaso maior.
  • Embalagens Tetra Pak – As famosas embalagens do leite também servem para este efeito.

 

Como vasos:

  • Garrafas de plástico – Basta cortá-las e voilá.
  • Garrafões 5L / Detergentes / Amaciadores de roupa – O mesmo.
  • Embalagens de fruta (plástico) – Estas até têm uns furinho no fundo, por isso, não perfeitas para serem reutilizadas desta forma.

 

Como eu sou uma naba em jardinagem e tudo o que tenha a ver com plantas, tudo isto tem sido um processo de grande (e leeeenta) aprendizagem para mim. Enquanto vou assimilando conceitos, vou fazendo uma experiência de cada vez para não desperdiçar nem material nem matéria-prima.

De momento estou a tratar da alface cujo caule aproveitei para crescer novas folhas.

 

 

O post é sobre reciclagem mas as alminhas verdes que aí andam, please, deixem os vossos truques e dicas sobre plantas e como criá-las!

 

Espero que tenham gostado!

 

A*

6 thoughts on “Reciclagem | Materiais para Horta em Casa

  1. Epa, nós costumamos ter ervas aromáticas em vaso. A única coisa que te posso dizer é que tens de te lembrar de regá-las, senão morrem #askmehowiknow Ok, posso acrescentar que não costumamos plantar a partir de sementes, compramos micro plantinhas e transplantamos para vasos maiores e elas crescem imenso, sem o tempo de espera que plantar desde semente obriga.

    Liked by 1 person

  2. Já é um grande passo começar a tentar plantar as nossas próprias ervas/alguns alimentos. Eu também vivo num apartamento e neste momento consigo ter à janela salsa, manjericão, tomate, tomilho limão, abacates e vou tentar semear maracujá para depois transplantar 🙂 por já ter feito diversas experiências, não aconselho a regar todos os dias o manjericão, por exemplo, porque vai acabar por morrer… Boa sorte 😉

    Liked by 1 person

  3. revejo me bastante em ti! neste momento ja tenho coentros prontos a colher. os tomates, as alfaces, cenouras e batatas ainda estao em fase de crescimento. desta vez quem esta a tratar de tudo é o meu marido. adoro ver o empenho dele ❤

    Liked by 1 person

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s