Óleo de Rícino

Óleo de Rícino

Sempre gostei de cabelos compridos. Lembro-me de em miúda por uma tshirt na cabeça, presa pela gola, e saltitar pela casa fora qual Rapunzel exibindo a sua longa cabeleira.
Depois do massacre que sofreram os meus caracóis, tive começar a usar mais vitamina T (a temida tesoura!!) e, ainda que nunca tivesse feito um corte drástico, era díficil manter o cabelo comprido.
Sabia perfeitamente que tinha de me concentrar na saúde dos fios e não no comprimento, mas uma pesquisa sobre métodos de crescimento capilar não iria fazer mal a ninguém.

Eis então que descubro o óleo de rícino.

giphy
O que é/ o que faz?
Bastante popular na comunidades entusiasta do cabelo natural, o óleo de rícino é conhecido como um excelente potenciador natural de crescimento do cabelo.
Além da aceleração do crescimento, é extremamente humectante e, inclusive, é um óleo que se deve aplicar no couro cabeludo pelas suas propriedades anti-bacterianas e anti-fúngicas que permitem o tratamento e prevenção de infecções no escalpe. Ajuda também a tratar o couro cabeludo seco, evitando aquelas lascas de pele nada giras que ficam na cabeça.

Aplicação
De textura extremamente espessa e viscosa, o óleo de rícino pode ser de dificil aplicação mas, para facilitar o processo, deve humdecer-se o cabelo e aplicar de seguida. É conveniente que o cabelo esteja sem nós para que possa chegar a cada mílimetro.
Inicialmente, aplicava o óleo no cabelo seco mas além de ser díficil, não creio que estivesse a aproveitar o seu potencial a 100% porque os óleos não hidratam, mas sim selam a hidratação do cabelo, daí ser humectante e não hidratante.
Humedecer. Desembaraçar e aplicar.
Normalmente uso antes de lavar, deixando-o actuar durante umas horas, ou durante a noite.
Pode ser misturado com outros óleos ou máscaras, sejam elas caseiras ou não.

Que diferenças notei?
Confesso que não andei a contar quantos centímetros tinha a mais depois de algumas utilizações, pelo que, em termos de comprimento não posso dizer que foi um milagre. Sim, foi uma ajuda, até porque vi que o cabelo ficava rápidamente sem corte e sabia que se devia ao uso, quase religioso, do dito óleo.
Notei que o fio engrossou exponencialmente e que, de repente, o cabelo praticamente não parte. Cai, mas não se parte em mil pedaços cada vez que se lhe faz alguma coisa.
Depois de tanto descolorante, calor excessivo, tintas (que continuo a usar) e sabe deus mais o quê, o óleo de rícino tem ajudado muito na recuperação da minha juba.

Outros benefícios.
– Ajuda a tratar o acne, a minimizar cicatrizes e estrias e pele seca/irritada.
– Tal como no cabelo, estimula o crescimento e fortalecimento das pestanas e sobrancelhas. (E sobre essas amigas, as sobrancelhas, virá outro post. Ai.)

Onde comprar?
Normalmente compro online, seja no ebay ou na amazon mas podem encontrar em algumas lojas de produtos de cabelo, produtos naturais, ou mini mercados Indianos.

Já usaram? O que acharam?

A*

3 thoughts on “Óleo de Rícino

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s